segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mais celebridades para seduzir turistas europeus


No blogue Lugares Comuns, um espaço escrito por três grandes especialistas da comunicação em Portugal, Alda Telles, directora-geral da Fonte Consultores de Comunicação, leu atentamente o "post" que escrevi sobre a anunciada campanha de promoção do nosso País junto dos aposentados mais ricos do Norte da Europa, a lançar pelo Ministério da Economia, e, a propósito, acrescentou os nomes do canadiano Bryan Adams, que viveu em Portugal, e do norte-americano Richard Zimmler, que adoptou Portugal. A juntar, recorde-se, a Bonnie Tyler e Sven-Gören Eriksson, propostos por mim.
Portanto, não faltam nomes estrangeiros para a campanha promocional das maravilhas portuguesas. E para convencer estrangeiros seniores abastados a escolher Portugal para os seus períodos de férias nada melhor do que um estrangeiro rico e famoso. O músico britânico Cliff Richard, que produz o vinho “Vida Nova” em pleno Algarve, seria outra hipótese excelente. Mais a mais seria uma espécie de "dois em um", promovendo o turismo e a agricultura de Portugal.
Como se vê, não faltam nomes para uma campanha de marketing público eficaz nos meios internacionais. E uma campanha de marketing eficaz é aquela que é bem percepcionada pelo público-alvo. O que é preciso é não inventar conceitos de comunicação publicitária tão elaborados que ninguém os entende. 

Um comentário:

Jose Ribeiro disse...

Eis uma boa sugestão como tantas outras que existem. Continue a pugnar por elas porque são justas e, agora, têm cada vez mais razão. Estamos na hora, tardia, de descobrir e dar a conhecer o nosso país. recentemente num cruzeiro que fiz pelo mediterrâneo observei com outros olhos como os italianos promovem Florença, nos aspectos mais ínfimos (por exemplo T-Shirts) São eficazes e criativos. Faz-nos falta uma cultura do pormenor tão esquecido, em prol das "grandes" iniciativas. Continue...
Um abraço,

JCRibeiro