sábado, 10 de novembro de 2012

Investigadores de Media e Jornalismo em Lisboa



“Pesquisa em Media e Jornalismo” é o tema aliciante do IV Seminário Internacional “Media, Jornalismo e Democracia”, a realizar nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2012, numa organização do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O evento será dedicado a homenagear o professor universitário Nelson Traquina, fundador e ex-presidente da direção do CIMJ e considerado um dos principais dinamizadores dos Estudos Jornalísticos em Portugal nas últimas décadas (ver aqui).
O seminário do CIMJ vai receber em Lisboa reputados académicos e investigadores internacionais dos media e do jornalismo, tais como como Barbie Zelizer (EUA), Margarita Ledo (Espanha), Antônio Hohlfeldt (Brasil), Eduardo Meditsch (Brasil), Claudia Padovani (Itália), Carmén Pérez (Espanha) e Marialva Barbosa (Brasil).
Um seminário muito oportuno nestes tempos de mudanças permanentes nos meios de comunicação e nos métodos de investigação jornalística, por força dos problemas e também soluções que foram introduzidos pela Internet e pelo jornalismo digital.
Fundado em 1997, o CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo tem atualmente a sua equipa constituída por um alargado número de membros integrados e colaboradores, na sua grande maioria composta por professores e investigadores de diversas instituições de ensino superior. Tem como principais objetivos desenvolver a investigação científica e promover o estudo e o debate sobre temas relacionados com os media, o jornalismo e a sociedade (ver aqui). 
Entretanto, no âmbito deste seminário, o excelente Laboratório de Comunicação On-line do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, da Covilhã, acaba de editar o “e-book” intitulado “Pesquisa em Media e Jornalismo – Homenagem a Nelson Traquina”, disponível gratuitamente (descarregar aqui).
Organizado por Isabel Ferin Cunha, Ana Cabrera e Jorge Pedro Sousa, o livro inclui textos de Carla Martins, Carlos Camponez, Cristina Ponte, Estrela Serrano, Francisco Rui Cádima, Helena Lima, João Carlos Correia, João Pissarra Esteves, Maria João Silveirinha, Maria José Mata, Marialva Carlos Barbosa, Marisa Torres da Silva, Rita Figueiras, Rogério Santos, Teresa Mendes Flores e Vanda Calado.

Nenhum comentário: