terça-feira, 28 de maio de 2013

O jornal regional como instrumento de cidadania


A imprensa regional desenvolve um importante papel informativo junto das populações, acompanhando a atualidade das comunidades através de um jornalismo de proximidade, cada vez mais necessário, como um dos veículos de transmissão das ansiedades e expectativas dos cidadãos, junto dos organismos de decisão política, em particular, junto da administração municipal.
A informação é um dos pilares de uma sociedade organizada. E quanto mais próxima a informação estiver da realidade do leitor, mais hipóteses terá a comunidade de se organizar e fortalecer, para melhor resolver seus problemas. Um jornal regional focalizado na informação de natureza local tem o propósito de unir, por meio da comunicação, uma região ligada geográfica e politicamente. Nessa perspectiva, toda a produção jornalística é pensada com o objetivo de atender à região, respeitando as características e os fatos locais que movimentam a cidade ou um grupo de cidades em que o jornal possa atuar.
Estudos e reflexões sobre jornalismo regional mostram que a informação é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade – sendo objetivo de um jornal que a comunidade se identifique e se reconheça nas suas páginas. O jornal obtém essa identificação da comunidade ao focar sua linha editorial na informação local, nas características e nas peculiaridades do município e seus bairros – sem perder de vista um enquadramento regional, e, por vezes, até um enquadramento nacional da informação de natureza local, de modo a situar o público leitor. Assim, os leitores de um jornal regional bem estruturado têm uma visão dos acontecimentos que movimentam seu município dentro do contexto regional e nacional em que cada cidade está envolvida. A identificação do leitor com o seu jornal ocorre à medida que o jornal abre espaço para eventos, festas, manifestações populares, reclamações de bairro sobre problemas no espaço público e outras notícias ou assuntos de interesse para os moradores da localidade.
Ao levar a informação regional e local a seus leitores, um jornal estimula o debate dos problemas – e das soluções para os problemas – a nível regional. De um jornal regional, a comunidade espera mais notícias locais tratadas com maior profundidade, ou seja, uma visão jornalística voltada para a realidade de cada município.
Ao oferecer a notícia regional com foco local, um jornal regional abre um canal para a população reivindicar, mostrar seus problemas e cobrar soluções junto da administração da cidade, exercendo assim, sua cidadania, em benefício da comunidade. Isso acontece quando a comunidade se identifica com o jornal e absorve a importância de ter um veículo de comunicação preocupado e comprometido com as necessidades regionais e locais.

(Obs. – Texto baseado no estudo acadêmico intitulado “O ‘TodoDia’ e a comunidade: o jornal regional como instrumento de cidadania”, da autoria de Ivone Moreira da Silva, jornalista, especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas, e Bruno Fuser, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e professor titular da PUC-Campinas. Estudo completo aqui: http://migre.me/eKYQa)

Nenhum comentário: