segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Relações Públicas. Uma actividade multidisciplinar

Ao contrário do que pensam muitos empresários ou responsáveis por organizações, um bom profissional de Relações Públicas (RP) é muito mais do que uma cara bonita e muito simpática. As RP são um conjunto de actividades multidisciplinares destinadas a estabelecer um clima favorável entre uma organização, pública ou privada, e os seus diferentes públicos e parceiros estratégicos ou pontuais.
Actuando em complementaridade designadamente com o marketing, a publicidade, a comunicação interna e externa, a assessoria mediática, e também com a administração da organização, as RP implicam cuidar dos públicos internos e externos, criando canais de comunicação permanente que promovam o entendimento mútuo. É um trabalho multidisciplinar e multifacetado, cujo desempenho requer profissionais qualificados e comprometidos com princípios éticos definidos em códigos internacionais.
Os diversos entendimentos sobre o que são RP resultam justamente da multidisciplinaridade das funções que os profissionais de RP desempenham numa organização no esforço planificado e contínuo para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização e o seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está directa ou indirectamente ligada – os “stakeholders”.

Um comentário:

Rita Garcia disse...

O principal problema é, realmente, os gestores de topo não terem a noção perfeita do papel de um RP na sua organização, confundindo-o por vezes com o lugar que poderia tomar uma qualquer celebridade que dá a cara por uma marca. Esperemos que esta visão mude...e para melhor.