A
criatividade e a originalidade são ferramentas de comunicação muito poderosas. Na
Alemanha, o marketing do Borussia de Dortmund, um clube de futebol centenário, fugiu do comum e
apresentou de uma forma criativa e original a sua nova camisa, que usará na
época 2013-2014, que está começando na Europa.
Normalmente,
as apresentações de novas camisas e uniformes dos clubes de futebol são feitas
em salas de imprensa, com os jogadores vestindo a novidade. No entanto, nesta
temporada, não foi assim que o Borussia Dortmund –
segundo classificado no último campeonato alemão – apresentou sua nova camisa.
No
Westfalenpark, o parque da cidade de Dortmund, foi construída uma camisa
gigante do clube, para a qual foram utilizadas 80.645 flores, como a imagem
documenta. O número não foi aleatório. As 80.645 flores representam a atual
capacidade do estádio do clube, que costuma estar constantemente lotado, sendo
também, assim, uma homenagem aos adeptos.
Não
foi necessário muito dinheiro para transformar um evento rotineiro em uma notícia
internacional, gerando uma visibilidade enorme para o patrocinador oficial do
clube e enchendo os adeptos de orgulho. A camisa feita de flores ficará no
local até à próxima terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário