“Um bom
exemplo do que são as novas formas de fazer publicidade aconteceu na noite dos
Óscares – o momento em que a apresentadora Ellen DeGeneres promoveu uma selfie
(fotografia tirada a si própria), que correu mundo e foi um fenómeno
impressionante de partilha nas redes sociais. A história que apareceu no dia a
seguir é curiosa: durante toda a emissão da entrega dos Óscares, Ellen
DeGeneres brincou com um telemóvel Samsung Galaxy Note branco que tinha na mão
– e foi esse aparelho que ela passou ao actor Bradley Cooper para ele fazer a
selfie que correu mundo, ao lado de estrelas como Brad Pitt, Meryl Streep,
Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, para além da própria DeGeneres, à sua volta. O
momento da selfie foi filmado e emitido na transmissão televisiva e lá está bem
visível o logo da Samsung. Acontece que a Samsung investiu cerca de 20 milhões
de dólares em spots que passaram nos intervalos da transmissão da entrega dos
Óscares deste ano e a presença em palco do Galaxy fazia parte do pacote
negociado.
Mas a
marca não se ficou por aí e preparou a sua presença em ecrã, desde pessoas que
o usavam na passadeira vermelha a fazer fotografias e a filmar, até ao momento
da selfie. Segundo o "The Wall Street Journal", a selfie terá sido
ideia de Ellen DeGeneres, mas a cadeia ABC, detentora dos directos da
transmissão e comercialização da publicidade, sugeriu que ela o fizesse com um
Samsung Galaxy Note, e responsáveis da Samsung estiveram nos ensaios e ensinar
Ellen DeGeneres a familiarizar-se com o aparelho para que, na altura certa, o
pudesse utilizar de forma bem visível. Na realidade, a selfie não foi uma coisa
espontânea, foi um "product placement" bem pensado e trabalhado que
deu enorme retorno à marca coreana. A foto foi "retweetada" quase
três milhões de vezes na segunda-feira à tarde e a Samsung chegou a ser
mencionada 900 vezes por minuto nas redes sociais durante esse espaço de tempo.
É impossível quantificar o valor que isto significa, mas excede em muito aquilo
que foi pago pelos spots exibidos nos intervalos da emissão. ”
Manuel
Falcão, “Jornal de Negócios”, 07-03-2014 :: http://bit.ly/1dzeSx8
Obs. –
Título da reponsabilidade do blog COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário