domingo, 24 de abril de 2011

Consultores de comunicação e fluência cultural


“Mais do que técnicas, os consultores ‘nativos’ têm a vantagem da fluência cultural, conhecimento dos códigos e gíria locais. Dificilmente um guru de ‘spin’ americano ou europeu teria o gingado ou o ouvido para as nuances e timbres da política de Guayaquil [no Equador] ou Salta [na Argentina], muito menos o tempo e paciência para dominá-las.” Quem o diz é Mac Margolis, colunista de “O Estado de S. Paulo” e correspondente da “Newsweek” no Brasil, num artigo sobre “O vantajoso mercado do marketing político”. E destaco aquela passagem do texto de Mac Margolis a propósito da surpreendente contratação de Alessandra Augusta, a "marqueteira" brasileira do PSD de Pedro Passos Coelho. A questão, aliás, já tinha sido levantada por Rui Calafate, numa análise certeira que se pode ler aqui. Calafate que fora o primeiro em Portugal a dar a notícia dessa contratação, confirmando a importância dos 'bloggers' no espaço público mediático.

Nenhum comentário: