sábado, 21 de julho de 2012

A RTP e os incêndios na Madeira



As televisões portuguesas mobilizaram alguns dos seus melhores jornalistas para a cobertura dos incêndios florestais na ilha da Madeira. Como se sabe, na ilha existe a RTP Madeira, que é um dos canais da televisão pública portuguesa, por sinal a primeira a ter mostrado ao mundo, com grande profissionalismo, a tragédia que se abateu sobre a ilha. Porém, nos dias seguintes, a RTP Lisboa acabou por mandar outras equipas de reportagem para a Madeira, com caras mais conhecidas da informação. Deixámos, por isso, de ouvir relatos com sotaque madeirense daqueles que melhor conhecem a região.
Em minha opinião, é incompreensível o que se passou. Ao ter mandado repórteres de Lisboa, a RTP – para além de acicatar Alberto João Jardim com o envio de uma jornalista  indesejada... – passou um atestado de menoridade aos seus repórteres da Madeira. Ora, se o pessoal da RTP Madeira não é capaz de descrever incêndios não será capaz de fazer nada. A verdade é que o trabalho dos repórteres madeirenses foi bem avaliado por quem acompanhou as reportagens. 
No fundo, a RTP Lisboa revelou a todos nós um exemplo do centralismo bacoco que tem impedido o desenvolvimento harmonioso do País. Eu sei que, quem está em Lisboa, tem dificuldade em olhar as coisas por este prisma. Mas é uma realidade. E já não menciono questões como o desperdício de meios e o aumento de despesa que esta operação implicou. 

Um comentário:

Lília Bernardes disse...

Tem toda a razão. Esta situação acontece há anos. Desde sempre.