Pouco conhecida fora dos
Estados Unidos, a marca de lingerie Aerie transformou-se em assunto falado no
mundo inteiro. A fabricante de moda íntima teve uma ideia alinhada com o
marketing contemporâneo: convidou mulheres normais, e não modelos, para as suas
campanhas de publicidade e afirmou que irá eliminar das suas campanhas o
recurso a programas de tratamento de imagem que transformam as modelos em seres
de grande beleza estética que não existem na realidade. Confira:
http://abr.ai/1asVbI0.
Sob o lema “The real you
is sexy” (ou seja, “Você é naturalmente sexy”, em português), a campanha da Aerie põe em
evidência as fragilidades de uma comunicação publicitária que nos vende o sonho e
nos mostra uma realidade que não encontramos na nossa vida de todos os dias. É
um sinal dos novos tempos da comunicação. Cada vez mais informados, cada vez
mais exigentes e saturados de estereótipos, os consumidores não deixaram de comprar o sonho, mas reagem melhor a uma comunicação verosímil. Afinal, o chamado Marketing 3.0 entende o consumidor como
um ser humano completo, dotado de coração, mente e espírito, enquanto que, no passado, entendia o consumidor como alguém distante que comprava para suprir necessidades físicas – e que reagia mais
facilmente a qualquer estímulo externo que acionasse o processo de decisão de
compra.
É por isso que, agora, as mulheres devem aparecer nas imagens
publicitárias como são na realidade, e não como seres humanos esteticamente perfeitos ou modelos que, na realidade, não são como o anúncio publicitário mostra. Os consumidores do século XXI lutam por um mundo melhor, o que inclui comprar um produto como ele é. Portanto, não suportam artimanhas de computador que, no fundo, transformam a realidade e promovem o embuste.
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