segunda-feira, 27 de maio de 2013

Morreu Roberto Civita, o criador da "Veja"


A “Veja”, que é a revista semanal de informação geral em língua portuguesa mais lida do mundo, perdeu ontem o seu timoneiro, o empresário Roberto Civita, que estava internado desde março, tendo morrido neste domingo, aos 76 anos. Ele era filho de Victor Civita, fundador do Grupo Abril, e estava no comando da companhia há mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina.
Roberto Civita era um homem de estratégia. Ele foi criador da revista “Veja” – a “newsmagazine” mais vendida no Brasil e a segunda mais vendida no mundo, atrás da “Time” – e diversificou negócios da editora Abril, a cujo conselho de administração presidia. "Ninguém é mais importante que o leitor, e ele merece saber o que está acontecendo", costumava lembrar Civita, segundo um texto publicado no site da “Veja”.
Roberto Civita nasceu em Milão, na Itália, em 1936. Estudou Física Nuclear em Rice, no Texas, formou-se em jornalismo na Universidade da Pensilvânia e em economia pela Wharton School, da mesma universidade. Fez ainda pós-graduação em sociologia pela Universidade de Columbia. Em 1939, a família foi morar nos Estados Unidos, onde permaneceu por dez anos. Em uma visita ao Brasil, o seu pai, Victor Civita, entusiasmou-se com a possibilidade de fazer negócios no país e chamou a mulher e os filhos para se mudarem para São Paulo. Confira mais informações: http://migre.me/eK2Zq.

Nenhum comentário: