terça-feira, 26 de julho de 2011

O blogue na construção do espaço mediático


O admirável mundo novo da sociedade de informação, potencializado pela comunicação instantânea à escala planetária através da Internet, permite que qualquer cidadão possa participar no processo de produção de informação de interesse público, ajudando a construir e a influenciar o espaço mediático. Algo que era impossível há muito poucos anos.
O blogue Comunicação Integrada, que está “online” desde 11 de Abril de 2011, acaba de protagonizar um desses momentos de participação na construção do espaço mediático, ao ter antecipado uma observação jornalisticamente pertinente em relação à inactividade do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no Facebook, por oposição à sua participação naquela rede social durante a campanha eleitoral e também à actividade regular naquela rede do Presidente da República, Cavaco Silva, por sinal pertencente a uma geração mais antiga.
Acontece que, horas depois do “post” do blogue Comunicação Integrada, Pedro Passos Coelho regressou ao Facebook. Atento, o jornal “Público” observou os movimentos e escreveu a notícia. Ganhou este blogue, que viu a sua acção “credibilizada” por uma marca do jornalismo tradicional de referência, e ganhou o “Público”, que assim conseguiu dar aos seus leitores uma informação porventura mais completa. O jornalismo do futuro também passa por uma boa interacção entre as redacções tradicionais e os potenciais jornalistas em que se transformaram todos os cidadãos que estão na Internet.  

Nenhum comentário: