sábado, 26 de outubro de 2013

Bárbara e Carrilho: vidas desfeitas no espaço público


A apresentadora de televisão Bárbara Guimarães acusa Manuel Maria Carrilho, marido e antigo ministro da Cultura, de violência doméstica continuada. Carrilho nega e contra-ataca, garantindo que Bárbara é alcoólica.
Para a imprensa sanguinária e ávida de audiências, assim como para a imprensa do coração, esta novela mexicana em exibição em Portugal é um festim. É nestes momentos que se discute a exibição da vida privada no espaço público mediático. No caso, Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho só estão a colher os frutos da sementeira que fizeram nos meios de comunicação enquanto durou o romance. É preciso não esquecer que as fotografias do casamento foram vendidas em exclusivo, curiosamente, a uma revista de um semanário de referência, o jornal “Expresso”.
Agora, o mundo cor-de-rosa está ruindo como um baralho de cartas. E as duas carreiras profissionais parecem desfazer-se – num espaço público onde os meios de comunicação são vorazes e não têm contemplações, não se importando minimamente com o impacto da refrega privada na vida frágil dos filhos das criaturas. 
Com este episódio doméstico rocambolesco, Bárbara e Carrilho deixaram de ser modelos públicos para serem consumidos pelas massas. Talvez ainda tenham mercado e consigam um lugar na “Casa dos Segredos”. É que, doravante, não sei quem vai querer Bárbara Guimarães na apresentação de um programa de televisão, nem quem vai ter confiança em Manuel Maria Carrilho a dar aulas ou a fazer análises políticas. O sistema mediático tem destas coisas. Quando trucida não deixa pedra sobre pedra.

Nenhum comentário: