sábado, 17 de agosto de 2013

Às vezes, o jornalismo é uma vergonha


Só porque é rico e gasta o dinheiro dele como bem entende, um jovem brasileiro, que em 2012 decidiu fixar residência em Portugal, foi atacado de forma indecente no “Jornal Nacional”, principal serviço de jornalismo da TVI, uma das estações privadas do país. Ele foi entrevistado em direto, não porque tivesse sido protagonista de algum episódio de interesse público, mas, simplesmente, porque é rico e gasta muito dinheiro – presumivelmente, em benefício da economia portuguesa. A jornalista Judite de Sousa, uma das profissionais de televisão mais bem pagas de Portugal, manifestou-se indignada por o entrevistado ter gasto 300 mil euros na sua festa de comemoração do 22º aniversário, para a qual convidou a amiga Pamela Anderson.
A norma nº 9 do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses é muito clara: “O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos exceto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende.” O código, no seu ponto nº 1, diz também que “o jornalista deve relatar os fatos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade”. Diz ainda, no ponto nº 3, que “o jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo”.
Ora, não foi nada disto que fez Judite de Sousa durante a sua entrevista ao cidadão brasileiro Lorenzo Carvalho. Na verdade, o que Judite de Sousa e a TVI fizeram foi violar a privacidade de um cidadão, agredindo-o, de forma gratuita, à vista de todos. Uma situação indecente. Às vezes, o jornalismo é uma vergonha. Assista o vídeo: http://migre.me/fMd5t.

2 comentários:

Anônimo disse...

ás vezes o jornalismo é uma vergonha mas não pela pergunta em si feita pela jornalista, mas sim por se dar tempo de antena a um assunto tão absurdo num suposto telejornal que mais parece uma "revista de coração".
Quanto à pergunta da jornalista era natural que fosse feita e quem vai a esse tipo de entrevista tem de estar à espera da mesma. Ninguém o obrigou a estar presente e certamente ficou contente com o convite.

Albatrozdomar disse...

Esta Sr. quer tirar o titulo á Moura Guedes, só pode.
E o que ela ganha por mês, 27 mil euros, porque não se preocupa em ajudar os mais desfavorecidos???