segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Um erro crasso da comunicação do Sporting


Como sportinguista, estou doente. É segunda-feira. Ontem, o meu Sporting Clube de Portugal perdeu mais um campeonato nacional de futebol no terreno do Sporting Clube de Braga, que agora vai à frente na classificação. A bola é redonda, mas dói muito quando sabemos que o clube de Alvalade tinha ido precisamente a Braga, no último defeso, contratar jogadores e treinadores para ser campeão. E agora, dentro do campo, a equipa sportinguista voltou a ser mais fraca.
Ora, do ponto de vista comunicacional, o pior que o departamento de marketing e comunicação de um clube desportivo pode fazer é perder um campeonato ao domingo e pedir o apoio dos sócios e adeptos à segunda-feira. Mas foi isso que fez o departamento de comunicação do Sporting, como se pode ler aqui. Um erro crasso, porque nenhum sportinguista que sinta o seu clube quer falar em apoio à equipa depois de uma derrota humilhante. Deveriam, pelo contrário, anunciar que as portas do Estádio de Alvalade estariam abertas no próximo jogo da Taça da Liga para que todos os sportinguistas pudessem ver o jogo com o Moreirense sem pagar. Isso é que seria comunicar com eficácia para levantar o astral leonino. O dinheiro da receita que não entraria nos cofres do clube seria transformado num investimento em marketing e em calor humano num momento difícil para a equipa de Domingos Paciência. É por isso que sectores como administração, marketing e comunicação devem caminhar lado a lado numa organização.

6 comentários:

Cristina Costa disse...

Verdade Luis!! SL

Mário Machado disse...

abrir as portas a todos!? e quem pagou bilhete ou tem gamebox c o jogo pago? chegava lá e n tinha lugar!? apoiem mas é o Sporting sempre nas vitórias e nas derrotas! SL

sara gonçalves disse...

Luis, não estou completamente de acordo consigo porque para mim, o meu Sporting Clube de portugal não perdeu o campeonato ao domingo, que eu saiba ainda não acabou, depois também não me pareceu que fosse de forma humilhante, jogamos, jogamos bastante até, não marcamos' verdade, sofremos, e? não são todos os sportinguistas que hoje não estão disponiveis para apoiar a equipa, eu estou, hoje e sempre há já 46 anos, quanto ao jogo com o Moreirense isso sim estou consigo, era de grande valor tomarem essa atitude até porque Nós Sportinguista Sempre, merecemos isso.
Nada contra si, gosto de ler, normalmente o que escreve, do que conheço parece me ser uma pessoa integra e um grande adepto do Nosso Sporting,
A GANHAR OU A PERDER SPORTING ATÉ MORRER

Daniel disse...

O campeonato nao está só a meio?

Luis Santos disse...

Deviam era abrir SEMPRE as portas da academia aos adeptos no primeiro treino imediatamente a seguir a cada derrota. Para que os dirigentes, treinadores e jogadores sentissem na pele o que vai na alma dos sportinguistas. Refugiarem-se em Alcochete á porta fechada é no mínimo cobarde.

ana disse...

Frente ao Braga "voltámos" a ser mais fracos? Mas não os eliminámos da taça? Não lhes ganhámos o último jogo da época passada relegando-os para a pré-eliminatória de acesso à liga europa? Derrota tagencial, por 2-1, com dois erros dos nossos defesas, com um remate do Matías ao poste, humilhante? Que se sinta m baixo, compreendo, eu também, mas criticar a comunicação do nosso clube por pedir apoio a seguir a uma derrota é um bocado incompreensível. Quer o quê? Que o peça a seguir a vitórias? Aí, não é preciso, meu caro! Achei muito bem pedir já!