O futebol português tem extraordinários executantes dentro do relvado, mas tem “players” de qualidade duvidosa nos gabinetes dos clubes, nomeadamente nos departamentos de marketing. Obviamente, há excepções, mas a regra está alinhada pelo País. E quando um País não sabe que marca deve vender no exterior, é natural que as suas empresas – ou, neste caso, os seus clubes de futebol – também não sejam nada de especial quando o assunto é marketing.
Vem isto a propósito de uma notícia segundo a qual o departamento de marketing dos brasileiros do Vasco da Gama fará mais uma homenagem a Edmundo, um ídolo eterno do clube, também conhecido por “Animal”, com o lançamento de dois modelos de camisola com o seu nome (ver aqui). Sendo um produto alusivo a um ídolo do clube, vai, certamente, ter saída.A partir desta notícia lembrei-me de procurar, em Portugal, as camisolas de época em homenagem a Fernando Peyroteo, a Eusébio, a Cubillas, a Manuel Fernandes, a Chalana, a Fernando Gomes, a António Oliveira, a Vítor Baía, a Travassos, a Luís Figo, a Hector Yazalde, a Rui Costa, a Peter Schmeichel, a Rui Jordão, a Paulo Futre, a Humberto Coelho, enfim, a inúmeros craques do futebol português, que são glórias dos nossos grandes clubes – o Sporting, o FC Porto e o Benfica (a ordem decorre do meu sportinguismo militante). Não encontrei nenhuma. O máximo que encontrei de diferente no meu Sporting foi uma camisola branca, dita alternativa.
Quanto a camisolas, os nossos grandes clubes só pensam na camisola alternativa, segundo eles destinada a realizar receitas. Mas essa camisola alternativa só serve para retirar identidade às equipas. Ainda nesta segunda-feira, o Gil Vicente ganhou por 2-0 a uma equipa vestida de branco (Sporting), mas cujo equipamento que lhe dá identidade é formado por calções pretos e camisola com listas horizontais verdes e brancas.
As equipas de futebol em Portugal vivem, portanto, reféns de estranhas estratégias de marketing. Porque os clubes, nesta matéria, são muito permeáveis ao que vem de fora – ou aos negócios previamente acertados… – e não apostam em departamentos de marketing próprios, isto é, que pensem e que pensem pela sua cabeça. As coisas fazem-se porque o outro faz igual e quem propõe faz igual em todos os clubes. O caso das páginas dos nossos clubes na Internet é só um exemplo. No fundo, em matéria de marketing, Sporting, FC Porto e Benfica andam a dormir.
5 comentários:
Permita-me fazer uma correção. O Benfica tem uma linha Eusébio, com vários produtos, desde Polos, T-Shirts e Sweaters. Não está presente na loja online, mas é destaque na Megastore. Para além disso tem um jogo com direito a taça no início da época com o seu nome, em que é associado algum merchandising, nomeadamente cachecois.
Como sócio que sou com lugar cativo e cada vez que há jogo recebo um e-mail com as estatísticas do jogo, agradecendo o meu apoio, caso tenha ido, ou se falho o jogo, relembrando que o meu apoio é essencial para a dinâmica da equipa.
Existem campanhas regulares de produtos associados a datas festivas, nomeadamente dia do Namorados, dia do Pai, dia da Mãe.
Para além disso, com os seus parceiros, desenvolve campanhas que ajudam a criar uma ligação afectiva com o clube. Uma delas é o sorteio ao intervalo de viagens às competições europeias com mais beneficios para titulares do cartão Benfica da CGD e a campanha da Coca-Cola com a "Camarata Coca-Cola" que permite 7 jovens possam passar a noite anterior ao jogo no estádio no camarote da Coca-Cola e ver depois o jogo aí.
Se seria possível fazer mais? Sim, nomeadamente o entretenimento dentro do estádio antes do jogo e no intervalo, que é quase inexistente. Uma publicação tipo "Match Day" distribuida gratuitamente à entrada do estádio. Melhor aproveitamento da canal do Clube. Melhor merchandising para os jogos das competições europeias. O site do Clube, apesar de ter melhorado muito, está muito longe do que é praticado nos grandes clubes europeus.
Nem mais, grande Leão!...
Há longos anos que "sinto" e sofro com o problema. E nada...
Já escrevi no meu blog, que as camisolas alternativas do Sporting - os outros pouco me interessam - são cada vez mais pirosas ou mesmo horríveis em cada nova época. Dizem que é consequência dos compromissos anteriores e... a água vai escorrendo pelo capote!...
Tenho pena e hoje senti que já não sou D. Quixote...
Obrigado pelo seu contributo. Fiquei fã e voltarei.
Com amizade SL
Pois, tem desculpa porque é anti-benfica e por isso passa-lhe despercebido que o Benfica tem enchido todos os anos o estádio no jogo em homenagem ao King-Eusébio e o seu anti-benfiquismo também não lhe permite entrar na megastore ou numa das centenas de casas do Benfica onde se encontra variadíssimo "merchandizing" com referencias a velhas glorias do SLB.
parei de ler a partir daqui :"o Sporting, o FC Porto e o Benfica (a ordem decorre do meu sportinguismo militante)"
Sportinguismo Militante é:
-Continuar a receber a aplaudir a gestão "á porto" (querendo até um presidente copiar o dito modelo de gestão);
-Ouvir as escutas, saber que é o principal prejudicado e deixar o SLB "revoltar-se" sozinho contra a corrupção;
-É ouvir nas escutas como relatórios em jogos FCP-SCP, são adulterados à vontade de PC e estoicamente ignorar as escutas, e aplaudir os amigos do norte;
-É ser pressionado a vender o capitão de equipa aos amigos do norte e no fim enaltecer a postura do presidente portista! (de rir);
-É ver ano após ano, o FCP a distanciar-se nas primeiras jornadas ao colo dos árbitros, mas continuar com a fixação Benfica;
O PC levou à perfeição o "dividir para reinar", o SLB nos últimos
30 anos ganhou 5 ou 6 campeonatos, quantos ganhou o SCP, quantos pentas e tetras ganhou o FCP?
Continue a ser um Sportinguista Militante, está a resultar!
PS:
Descubra a que se referem estes jogos:
Benfica:Inter de Milão 15/08/2008
Benfica:AC Milão 08/08/2009
Benfica: Tottenham 03/08/2010
Benfica: Arsenal 06/08/2011
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