terça-feira, 27 de março de 2012

Conrado Adolpho. “A Internet subverte a ordem das coisas.”


“Antes de pensar o que faremos pelo marketing, temos que nos perguntar o que faremos pelas pessoas. O marketing é (ou deveria ser) apenas um desdobramento do que as empresas fazem pelas pessoas. Se não tivermos as pessoas como objectivo final, não chegaremos a fazer muito em termos de marketing.”

“Devemos pensar no que a computação em nuvem pode fazer para ajudar as pessoas a melhorarem as suas vidas... O marketing acompanhará esse movimento. Já há muitas iniciativas geniais nesse sentido. Exames médicos que pertencem à pessoa, não ao médico ou ao hospital (que ficam na nuvem para que as pessoas possam aceder de qualquer lugar), administração de procura elástica em ‘sites' de filmes sem deixar que a banda seja prejudicada ou caia.”

“Os 8P’s do Marketing Digital são um processo de marketing no ambiente ‘online'. Os 8P’s não mudaram o marketing tradicional. Só o ampliaram para um ambiente mais complexo. Muitos comparam os 8P’s aos 4P’s e acham que os 8P’s são uma extensão dos 4P’s. Os 4P’s referem -se a variáveis controláveis num ‘mix' de marketing. Os 8P’s são um processo de marketing que visa organizar e automatizar acções de marketing digital dentro de uma empresa. Um complementa o outro, não substitui.Os 8P’s são pesquisa, planeamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização, precisão e começa-se tudo de novo. É um processo circular.”

“Os casos que mais dão certo são os que associam o "mundo virtual" – que é uma abstracção humana, porque o virtual faz parte do real – ao dia-a-dia, físico, ‘offline', do indivíduo.”

“A Internet subverte a ordem das coisas. O que é longe passa a ser perto, o que é pequeno passa a ser grande. O relacionamento é feito em larga escala, em massa, mas de maneira personalizada. A Internet cria novas regras e um novo ambiente que faz com que uma pequena empresa possa competir com uma grande desde que ela entenda quais são essas novas regras. E elas incluem a quebra da barreira geográfica, o que faz com que a geografia passe a ficar cada vez mais irrelevante. As empresas passam a ser o conteúdo que divulgam na Internet, o que faz com que uma empresa pequena, com uma boa curadoria e produção de conteúdo, se aproxime muito mais do consumidor do que uma grande empresa sem bons conteúdos.”

“A chegada da internet ao marketing funcionou como um evento de ruptura em que a essência continua a mesma, mas o resto – as ferramentas e a maneira de lidar com o consumidor – mudou completamente. A Internet para o marketing foi disruptiva. Ela é democrática, na medida em que tanto o pequeno quanto o grande tem acesso à mesma informação e às mesmas ferramentas pelo mesmo preço. Sabemos que existe uma tentativa de controlo por parte dos grandes, principalmente nos sectores governamentais. Mas isso a tornará menos democrática. Os fornecedores de infra-estrutura também têm engendrado movimentos de controlo. A liberdade expressa pela web pode ser prejudicada por tentativas de controlo por parte de alguns poucos ‘players' desse jogo. Só o tempo dirá o quão democrática a Internet será no futuro próximo.”

Conrado Adolpho, autor do livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, “Diário Económico”, 23-03-2012 (ler documento integral aqui)

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