A dinâmica do mercado editorial é um dos barómetros que nos permitem sinalizar a vitalidade da economia de um País. Períodos de expansão económica são acompanhados pelo investimento em novos projectos. Porque o crescimento económico significa a expansão do mercado, ou seja, mais consumidores, e, portanto, a procura de novos produtos. No Brasil, acaba de ser lançada uma versão em português da norte-americana “Campaigns & Elections”, uma revista especializada em comunicação política. O primeiro número, com data de Dezembro de 2011, está todo aqui e pode ser impresso ou lido gratuitamente.
Fernando Lima, ex-assessor de comunicação do Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva, assina um artigo de opinião sobre a importância e o controlo da agenda. Segundo Lima, controlar o fluxo noticioso numa “época de grande competição informativa é de vital importância para o êxito de qualquer iniciativa no plano político”.
Considerada a nível mundial com uma das melhores publicações em matéria de comunicação, estratégia e marketing político, a “Campaigns & Elections” – cuja edição brasileira conta com o ex-jornalista português José Paulo Fafe no conselho editorial – terá uma periodicidade mensal e os cinco mil exemplares são maioritariamente distribuídos no Brasil, junto da classe política.
No primeiro número o destaque vai para as entrevistas históricas de 11 dos maiores profissionais da comunicação política do Brasil, apresentados como “craques da comunicação política”: João Santana, Duda Mendonça, Chico Santa Rita, Dudu Godoy, Einhart Jácome da Paz – que já trabalhou em Portugal para o PSD –, Nelson Biondi, Paulo de Tarso, Renato Pereira, Toni Cotrim, Luiz Gonzalez ou Woile Guimarães. Os dois últimos, da empresa Lua Branca, já passaram fugazmente por Portugal, aconselhando Luís Filipe Menezes na sua caminhada para a liderança do PSD.
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