domingo, 15 de janeiro de 2012

Manuel Fraga Iribarne (1922-2012)


Manuel Fraga Iribarne, que já tinha sido objecto de um “post” neste blogue, quando anunciou o seu afastamento da política activa, há alguns meses, como se pode ler clicando aqui, morreu neste domingo, dia 15, aos 89 anos de idade. Fraga Iribarne era um grande amigo de Portugal, em particular do Norte. Se ele ainda estivesse na liderança do Governo da Galiza (onde esteve entre 1990 e 2005), a ligação ferroviária entre o Porto e aquela região espanhola seria, certamente, uma prioridade política para o desenvolvimento económico do noroeste peninsular.
Grande ideólogo da direita espanhola contemporânea, tendo sido fundador do Partido Popular, Fraga Iribarne foi vítima de paragem cardíaca em sua casa, em Madrid, onde tentava recuperar de uma infeção pulmonar há alguns dias.
Foi uma referência da política espanhola durante 60 anos. Durante o regime de Franco, foi ministro da Informação e Turismo e, após a morte do ditador, foi um dos autores da Constituição de 1978, desempenhando um papel importante na transição para a democracia.
Fundou a Aliança Popular, que daria lugar ao atual Partido Popular. Candidato a primeiro-ministro desde 1977 até 1986, optou a partir de 1989 por centrar a carreira política na Galiza, a sua terra natal. Foi eleito presidente da 'Xunta' durante quase 16 anos. Foi senador desde 2006 até 2011.
Manuel Fraga Iribarne mantinha ainda, desde 1990, o cargo de presidente honorífico do Partido Popular, que introduziu formalmente na política espanhola um ano antes, após uma reformulação da Aliança Popular.

Nenhum comentário: