segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Benfica não conseguiu evitar a tragédia


A imprensa desportiva portuguesa anda muito macia. É compreensível, porquanto, em função das estratégias editoriais – e comerciais , está muito condicionada pelos interesses dos clubes e outros agentes do futebol. É por isso que trabalha pouco, não investiga. É por isso que todos os jornais, mais vírgula, menos vírgula, dizem o mesmo, ouvindo as mesmas pessoas e salientando os mesmos pontos de vista. É assim que os jornalistas, que são uma espécie de marionetes do sistema, se defendem uns aos outros. Porque um jornalista que trabalhe, que investigue, que aponte o dedo, enfim, um jornalista que seja livre e que escreva algo diferente dos outros pode ter a carreira em risco.
Previsíveis, e sem informação nova, os jornais desta segunda-feira, assumem as vozes oficiais, escrevendo que foi evitada uma tragédia no Estádio da Luz, em Lisboa. Por causa do mau tempo, dizem. Ninguém aponta o dedo à responsabilidade do Benfica sobre a má construção ou falta de manutenção do seu estádio. Não, a culpa foi do vento e da chuva – elementos da natureza com costas largas, pois não sentem, não pensam, nem falam.
Mas não é verdade que a tragédia tenha sido evitada. O Benfica não conseguiu evitar a tragédia. A cobertura do estádio  que não aguentou um vento mais forte do que habitualmente  e os detritos caíram mesmo sobre o relvado e as bancadas – pondo em perigo a saúde dos presentes e colocando a nu a falta de condições de segurança do estádio escolhido pela UEFA para receber a Liga dos Campeões 2013-2014. Por isso é que o jogo com o Sporting Clube de Portugal foi adiado.
Outra tragédia foi comunicacional. No Estádio da Luz, as 65 mil pessoas que pagaram o seu bilhete estiveram mais de 30 minutos à espera de informação sobre o que estava acontecendo. E sobre o que poderia acontecer. Um exemplo de má comunicação da organização do jogo, a cargo do Benfica. Para que serve um “speaker”? Será só para fazer a festa, para apresentar passatempos e para animar a equipa da casa em momentos de aperto? Não, obviamente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro,
Percebo a sua ideia e tendo a concordar com ela, até pq parece ja n ser a primeira vez q acontece. No entanto, antes de se atribuir responsabilidade ao Benfica, o dono da obra, importaria confirmar duas situações:
- A obra (estadio) ainda se encontra dentro do prazo de garantia do empreiteiro? Por norma s 10 anos, pelo q, tendo o estadio sido inaugurado em 2003, a garantia dencontra-se ja caducada.
- A Benfica Estadio (com este nome creio ser a entidade responsavel pela gestão da infraestrutura) tem gerido a manutenção do estadio de acordo com as regras q lhe s exigiveis? Se sim pode então o clube desresponsabilizar-se.

Sobre a chuva e o vento, n sei até q ponto foram os mesmos excepcionais, mas o facto é as intempéries servem para justificar muitas situações excepcionais n so em PT mas por esse mundo fora. O Benfica seria, neste caso, apenas mais um a seguir essa (conveniente) linha argumentativa.

Por fim, importa realçar creio q antes do jogo ser cancelado a protecção civil aconselhava ja as pessoas a n sairem de casa. E era de conhecimento publico estar Lisboa no caminho duma tempestade. Com ou sem queda de parte da estrutura, n deveriam as partes envolvidas ter acautelado esta situação?

SEFP disse...

Até se entende onde quer chegar, mas... para se entender deveria referir-se a dois clubes (SAD´s)... assim, acabou por se denunciar. Ridículo também falar do 'speaker' de serviço: acha mesmo que deveria ter anunciado: "Saiam todos que a cobertura vai cair"?!?!?

ToElGordo disse...

Você fala do que não sabe e, ao fazê-lo, acaba por fazer ainda pior do que as capas dos jornais.

Anônimo disse...

Caro bloguista,

A verdadeira tragédia (para si) foi o resultado do "vendaval"
que se abateu sobre a sua equipa(?)no jogo de ontem........