Considerado
um dos mais lúcidos analistas da economia e da sociedade portuguesas, João
Pinto e Castro, morreu sexta-feira, 14 de junho, vítima de doença. Era
docente universitário e diretor-geral da empresa de marketing e comunicação Ology. Mas não só. Guardo dele
a imagem de um especialista em marketing contemporâneo, após ter lido “Marketing Ombro a Ombro”, o livro que lançou em 2011.
“O
‘Marketing Ombro a Ombro’ é um livro de marketing diferente do habitual.
Diferente porque o mundo está diferente; os consumidores atuam de maneira
diferente e por isso o marketing terá, forçosamente, de ser diferente”, avisava
Pinto e Castro num livro bem desenhado, escrito num estilo atraente, quase informal, mas denso, sobre o
novo marketing, no qual o autor explica que “as empresas já não podem olhar para os
seus clientes de cima para baixo pois os consumidores ganharam poder e
aprenderam a exercê-lo”. É sobre esta ruptura do marketing intrusivo, da sua
transformação para o marketing ombro a ombro, que constrói relacionamentos entre marcas e organizações e seus públicos, que
trata o livro que João Pinto e Castro deixou como herança.
No
“Jornal de Negócios”, a jornalista Helena Garrido lembra também que João Pinto
e Castro, enquanto economista, era crítico da política de austeridade em curso em
Portugal e na Europa. Confira e perceba o pensamento do autor: http://migre.me/f3ayL.
Na
sua última crônica no “Jornal de Negócios", em 30-04-2013, João Pinto e
Castro conseguiu sintetizar numa única frase uma visão social-democrata sobre o
sistema capitalista: "Quem reconhece os méritos do capitalismo como
máquina geradora de bem-estar deve simultaneamente aceitar que eles só ocorrem
no quadro de uma sociedade organizada respeitadora da dignidade humana, sem
esquecer que antes dos direitos dos produtores e dos consumidores estão os dos
cidadãos." Confira a crônica na íntegra: http://migre.me/f39XX.
João Pinto e Castro nasceu no Porto, licenciou-se
em economia e doutorou-se em marketing. Professor, empresário, economista,
pensador. Um valor incontornável do pensamento português, nestes tempos marcados pela crise econômica. E uma carreira profissional sempre ligada à comunicação e ao marketing, cujo saber tornou público nos livros "Marketing Ombro a Ombro" e, também, na "bíblia" portuguesa "Comunicação de Marketing", das Edições Sílabo. Ia fazer 63 anos no dia 8 de agosto de 2013. A sua morte é uma perda para o marketing e para a comunicação empresarial. "Marketing Ombro a Ombro",
um
bom livro sobre
o marketing contemporâneo,
que
João Pinto e Castro editou em 2011.
Um comentário:
Agradeço as suas palavras. Um abraço,
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