Os
programas de televisão do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à
Prefeitura de Fortaleza, dirigidos por Duda Mendonça, antigo marqueteiro do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, são, simplesmente, geniais. Cada vídeo do candidato do
partido de Dilma Roussef e Lula da Silva é uma aula de marketing político, que
vemos com interesse e atenção – objetivos máximos de qualquer campanha
eleitoral (ver aqui o canal). O segredo destes vídeos parece simples: todos eles contam uma história e não procuram impingir promessas eleitorais. As promessas e os compromissos vão passando, muitas vezes de forma subliminar. E também de forma direta, mas sem exagero. O sonho vai passando. E o eleitor fica agarrado à tela. Cada programa é uma peça sedutora, onde ouvimos o povo, onde
ouvimos a família e os amigos do candidato a contar histórias que incorporam um
lastro de verdade numa narrativa prometedora, reforçada por um jogo de imagens muito
dinâmico e tecnicamente muito apurado. Com todo este “embrulho”, o eleitor menos atento ou menos formado até
pode pensar que está a assistir ao relato da realidade quotidiana de um serviço telejornalístico.
A
verdade é que Duda Mendonça conseguiu transformar Elmano de Freitas, uma figura desconhecida de Fortaleza, que em Julho tinha apenas 3% nas
sondagens, num potencial prefeito da quinta maior cidade brasileira. E, em grande
parte, à custa do bom aproveitamento da televisão. Aliás, no Brasil, e de acordo
com a representatividade eleitoral dos partidos na Câmara dos Deputados de
Brasília, os candidatos têm direito a tempos de antena diários ao longo de
várias semanas e “spots” de publicidade muito curtos durante o dia, nos
intervalos dos programas de entretenimento das televisões de sinal aberto. Curioso
é também o recurso à popularidade e ao capital político do ex-Presidente Lula
da Silva. Aliás, Lula apareceu em anúncios e tempos de antena de TV a falar das
virtudes de muitos dos candidatos petistas. Ao contrário de Dilma, mais
resguardada. E, em apenas três meses, o PT fabricou candidatos que chegam ao segundo turno – cuja campanha decorre – potencialmente
vencedores.
A
mesma linha de excelente qualidade no marketing político televisivo brasileiro também pode
ser vista nos programas de Fernando Haddad, também do PT, candidato à
Prefeitura de S. Paulo (ver aqui o seu canal) – neste caso sob a batuta de João Santana, antigo parceiro de Duda Mendonça até
rebentar o escândalo do Mensalão, no qual o ex-marqueteiro de Lula da Silva foi acusado
de evasão de divisas, tendo sido absolvido (ver informação aqui). Ainda quanto a Duda Mendonça, que em Portugal, fez a última campanha da rede de supermercados "Pingo Doce", vale a pena ler o seu livro “Casos & Coisas” para ficar a conhecê-lo melhor e aprender coisas interessantes sobre os meandros das campanhas políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário