segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A austeridade comunicacional de Angela Merkel



Um dos segredos para percebermos o nível de consistência das ideias e das mensagens de um político é observar com muita atenção a sua comunicação verbal e não verbal. Como é referido no blogue Marketing Político en La Red, citando o antropólogo Albert Mehrabian, as palavras fornecem apenas 7% do conteúdo de uma mensagem (ver aqui). Por isso é que a comunicação digital não substitui o contato interpessoal.
O tom de voz e outros detalhes vocais valem 38% do conteúdo de uma mensagem, enquanto a linguagem corporal significa 55%, segundo os estudos desenvolvidos por Albert Mehrabian. Vem isto a propósito de Angela Merkel e da sua austeridade comunicacional, que se traduz num discurso dogmático e inflexível – que é fiel à ortodoxia económica vigente na Europa – numa indumentária austera e nada sedutora – ao contrário do que é normal numa mulher – e numa linguagem gestual rígida e inexpressiva, como aconteceu, por exemplo, quando, inadvertidamente, levou com uns copos de cerveja pela cabeça abaixo. O tema é escalpelizado no blogue Marketing Político em La Red que partilho com os leitores (ver aqui).


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