segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Empobrecimento da Europa chega aos supermercados



O grupo Unilever, um gigante mundial da distribuição, está a preparar-se para uma forte redução do consumo nos países europeus. A ideia é passar a vender produtos embalados em porções mais pequenas por menos dinheiro. Porque, segundo afirmou Jan Zijderveld, responsável da Unilever para a Europa, ao diário “Financial Times Deutschland”, a pobreza está de regresso à Europa (ver aqui).
A mudança estratégica para abordar o mercado europeu inspira-se nos métodos já utilizados nos países asiáticos em desenvolvimento, vendendo produtos mais baratos embalados em porções mais pequenas. A Unilever comercializa uma parafernália de marcas, a maioria de produtos alimentares e de higiéne, tais como Becel, Flora, Comfort, Knorr, Omo, Cif, Axe, Rexona, Lux, Dove, Lipton, Calvé, Hellmann’s, entre outras.
Será que as previsões da Unilever, que apontam para o empobrecimento europeu e uma consequente quebra fortíssima do consumo sem fim à vista, são exageradas? Será que os políticos, que vão afiançando que depois da tempestade virá a bonança, são confiáveis?
Em minha opinião, uma empresa global não decidiria uma mudança estratégica desta natureza se não estivesse baseada numa investigação de marketing bem fundamentada.

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