quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Johnnie Walker no Brasil. Um anúncio tremendo



Com a Europa a caminho da barbárie e os Estados Unidos sem a força com que tutelaram o Ocidente após a II Guerra Mundial, o poder e a criatividade estão a deslocar-se para Sul. Nomeadamente para o Brasil, que emerge como nova potência mundial no crescimento económico e no consumo. Sintomaticamente, é de lá que vem um anúncio tremendo da marca de whisky Johnnie Walker.
Para lançar a sua primeira campanha publicitária no Brasil, que está absolutamente soberba, a Johnnie Walker inspira-se no facto desta potência da América do Sul estar a acordar economicamente. Para isso, criou um filme em que o monte Pão de Açúcar se transforma num gigante que acorda e caminha sobre o Rio de Janeiro.
A marca de whisky que popularizou o slogan “Keep walking”, ou seja, “Continua a caminhar”, quis desta forma homenagear os brasileiros, que muito contribuíram para o facto de a sua economia estar a florescer como um gigante adormecido que subitamente acordou. Simultaneamente, é o reconhecimento de um mercado que protagonizou um crescimento de 30% em 2010.
Segundo relata o jornal digital “Dinheiro Vivo”, a gravação do filme, que durou seis dias, teve a participação de 420 profissionais de 11 nacionalidades, duas toneladas de equipamento e 216 figurantes. A pós-produção levou mais de 12 mil horas de trabalho. 
Criada pela agência Neograma/BBH, Brasil, com criatividade de Alexandre Gama, a campanha foi produzida pela Zohar International, a Gorgeous e a The Mill, empresa responsável pelos efeitos especiais do filme “O Gladiador”, de Ridley Scott, com Russell, com Óscar de Melhor Filme, em 2000.

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