Mergulhada
em escândalos sexuais e financeiros, a Igreja Católica aposta na comunicação
para melhorar a sua imagem junto dos fiéis e da sociedade. O Papa Bento XVI
acaba de contratar um jornalista norte-americano, da Fox News e membro do grupo
conservador católico Opus Dei, para melhorar as relações entre o Vaticano e os
meios de comunicação (ver aqui).
É
sempre bom quando uma organização decide apostar numa comunicação melhor ou
mais eficaz. Mas, dada a natureza dos problemas que afectam a Igreja Católica,
não me parece que a solução esteja na comunicação. A comunicação não serve para
acabar com problemas graves que possam afectar pessoas ou instituições.
De
qualquer modo, esta mudança estratégica do Vaticano significa também que a
dessacralização do mundo continua a grande velocidade, obviamente, por força da
Internet, que tudo mostra e tudo divulga, destapando segredos incontáveis e
tornando humanos como nós homens e mulheres que tínhamos como “deuses”
inspiradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário