sábado, 2 de junho de 2012

Medina Carreira vende jornais

O melhor barómetro sobre a venda de jornais não é um estudo da Marktest, ou de outra empresa de sondagens e estudos de opinião. O melhor barómetro é a caixa registadora de um quiosque. Neste sábado, por exemplo, fiquei a saber, no meu quiosque, em Vila Nova de Famalicão, que o economista Medina Carreira, com mais de 80 anos de idade, ainda vende jornais.
Antigo ministro das Finanças de Mário Soares, tendo abandonado o Partido Socialista, em 1978, por divergências quanto à política económica então adoptada, Medina Carreira foi o primeiro analista português a falar da falência económica do Estado e do País, quando toda a gente andava atrás das obras públicas de betão de José Sócrates e ainda ninguém sonhava com a intervenção internacional liderada pelo FMI ou com cortes nos ordenados e nos subsídios de férias e de Natal. De Medina Carreira dizia-se, grosso modo, que estava a ficar maluco ou fora do prazo de validade.
Neste sábado, o mesmo Medina Carreira dá uma entrevista à edição de fim-de-semana do jornal “i” (ver aqui) e ocupa quase toda a primeira página do jornal, que agora é dirigido por Eduardo Oliveira e Silva. Pelas 13h00, os 8 jornais que tinham dado entrada no meu quiosque habitual já tinham sido vendidos. “Foi o Medina Carreira. Com o Medina Carreira na capa vendi o jornal rapidamente. E se mais tivesse mais vendia”, explicou-me o homem do quiosque, observando que tem notado nos últimos tempos, durante a semana, uma migração de leitores do “Público” para o “i”. Onde o “Público” continua forte é nas edições de fim-de-semana. Neste sábado, por exemplo, dos 26 exemplares que ali chegaram “nenhum será devolvido”.
O facto de Medina Carreira ter feito o jornal “i” vender mais jornais do que nos restantes dias da semana – habitualmente são vendidos no mesmo quiosque uma média de 4 exemplares – é só a confirmação de que os jornais dão passos em frente quando conseguem surpreender os leitores e quando conseguem ser diferentes de todos os outros.  
Por falar no jornal “i”, é anunciada uma renovação de colaboradores para as páginas de opinião. A jornalista Constança Cunha e Sá, o criminalista Rui Patrício, o deputado Adolfo Mesquita Nunes, o dirigente socialista João Ribeiro e a jornalista Fernanda Mestrinho estão na lista dos novos cronistas do “i”.

Nenhum comentário: