sexta-feira, 29 de junho de 2012

A lógica da comunicação da EDP



Na primeira página do sítio da EDP na Internet ficamos sem saber se estamos em contacto com uma empresa de distribuição de energia ou se estamos perante mais uma dessas instituições do complexo sector financeiro. Como podem observar na imagem, registada nesta sexta-feira, dia 29, a informação mais destacada é relativa ao valor das acções da EDP na Bolsa de Lisboa. O número que se vê, logo que abrimos a página, não é o número de telefone da linha de atendimento ao consumidor. É o número relativo ao valor de cada acção no PSI20!...
Ora, a EDP vende energia e a maioria das pessoas que entram no sítio digital da EDP serão consumidores com contas para pagar, com consumos de energia para comunicar ou com outro problema para resolver. A verdade é que há uma lógica nesta comunicação dos “gestores de topo” António Mexia, Eduardo Catroga e companhia. É uma lógica que privilegia o accionista da empresa e que deixa para segundo plano o consumidor. É por isso que os contadores revelam erros grosseiros no registo do consumo, com prejuízo para os clientes, os quais só foram reconhecidos depois de uma denúncia pública de uma associação de consumidores.
Na verdade, os “gestores de topo” da EDP, empresa que ainda é participada pelo Estado português, não pensam em prestar um serviço público de qualidade. O que eles demonstram com estes sinais é que só pensam nas acções bolsistas e nos prémios de gestão chorudos no final do ano. E só se aguentam no mercado porque a concorrência é limitada. Muito limitada. 

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