quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O abuso do poder económico nos meios de comunicação



Tomando como exemplo o Brasil contemporâneo, um estudo académico de uma aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, conclui que o poder económico, para além de dominar a própria economia, exerce grande influência sobre os meios de comunicação e, por conseguinte, sobre toda a sociedade.
Nas conclusões de um trabalho de investigação sobre o “Uso e Abuso do Poder Económico nos Meios de Comunicação Social”, Surya Garber, considera que a maior preocupação no que respeita às consequências do abuso do poder económico sobre os meios de comunicação social advém da ligação íntima entre esses meios de comunicação e o direito fundamental da população a ser informada, uma vez que o espaço público mediático constitui a maior fonte informativa das pessoas, pautando não só a maneira como pensam, mas também o seu comportamento e o seu estilo de vida (ver aqui estudo na íntegra).
Daí o interesse ou os interesses irresistíveis que a generalidade dos meios de comunicação provocam junto de quem precisa de dar de si uma imagem positiva. A começar pelo poder político. Que, neste contexto, não deixa de ser também económico. Vistas as coisas por este prisma, será mais fácil perceber o que se passa à nossa volta.

Nenhum comentário: