segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Escolas portuguesas podem ser alugadas para eventos


As escolas que foram alvo de obras de modernização por parte da empresa pública estatal Parque Escolar passam agora a estar disponíveis para a comunidade, com a cedência dos seus espaços para a realização de eventos em regime de aluguer. O objectivo é encontrar receitas alternativas.
A ideia é simples e faz todo o sentido, mas nunca ninguém tinha pensado nela, ou, pelo menos, nunca ninguém a tinha colocado em prática. E, no entanto, estamos perante uma excelente medida de gestão dos recursos públicos que pode resultar também num poderoso instrumento de marketing das escolas portuguesas. E também um instrumento de marketing público das cidades que tenham escolas disponíveis para eventos.
Por outro lado, ficam a ganhar os municípios, que muitas vezes são confrontadas com falta de espaços para eventos, sendo forçados a investir em infra-estruturas que depois não têm um uso tão frequente como seria desejável.
Auditórios, pavilhões desportivos, ginásios, salas de aula ou bibliotecas são apenas alguns dos espaços que passam a estar disponíveis para alugar através de uma página na Internet (http://espacosnasescolas.parque-escolar.pt) que a Parque Escolar criou para o efeito e onde a empresa pública se apresenta como “a maior oferta de espaços do País”, como salienta o diário "Público". Do catálogo constam 90 escolas secundárias, localizadas de Norte a Sul de Portugal, com fotografias e descrições dos espaços, sendo que metade das receitas revertem para as escolas e outra metade a favor da Parque Escolar, que detém a propriedade dos espaços.
Criada em 2007, a Parque Escolar, EPE é uma empresa pública sujeita à tutela dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Educação, que tem por objecto o planeamento, gestão, desenvolvimento e execução do programa de modernização da rede pública de escolas secundárias e outras afectas ao Ministério da Educação.
Na verdade, se o exemplo da Parque Escolar for replicado pelos municípios portugueses, tanto mais agora que muitas escolas foram construídas de raíz, dispondo de espaços mais amplos e mais qualificados, estaremos perante um mecanismo de poupança de recursos públicos com ganhos para todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas! Esta notícia só peca por escassa. Esta e muitas outras medidas podiam e deviam ser implementadas em Portugal. Sou professor de Ed. Fisica numa escola finlandesa e aqui poupa-se muito dinheiro com algumas cruciais mudancas. E não há falta de dinheiro. A escola tem o melhor e mais moderno equipamento que existe. Poupa-se porque não faz sentido gastar mais do que necessário.