O
blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA esteve em destaque no programa "Janela
Indiscreta", do jornalista Pedro Rolo Duarte (na foto), na RDP Antena 1, a principal
rádio pública portuguesa. Na “Janela Indiscreta”, programa que é transmitido de
segunda a sexta-feira, às 18h20, Pedro Rolo Duarte faz uma crónica sobre a
blogosfera e o que nela se escreve com interesse e atualidade. Como explica a
sinopse do programa, a “Janela Indiscreta” traduz “o olhar de
Pedro Rolo Duarte pelo universo dos blogues”.
Na
sexta-feira, 2 de Novembro de 2012, Pedro Rolo Duarte dedicou os três minutos
do seu programa ao blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA, o que constituiu uma grande
surpresa para mim, agora que estou no Brasil, olhando com mais detalhe para a
realidade brasileira, nas múltiplas matérias que tenham a ver com a comunicação,
mas sem deixar de olhar para a realidade portuguesa.
Ser
referenciado de modo tão rico e elogioso pelo grande jornalista Pedro Rolo
Duarte é motivo de orgulho, mas sobretudo um forte incentivo para continuar a
trabalhar na comunicação, almejando sempre a competência, o rigor e o
profissionalismo, analisando e estudando o fenómeno comunicacional em todas as
suas vertentes, para desempenhar cada vez melhor o meu trabalho como consultor
e gestor de comunicação – através do qual ajudo empresas e instituições
brasileiras e portuguesas a comunicar melhor.
Do
programa resulta também a percepção clara de Pedro Rolo Duarte quanto à importância
da visão integrada da comunicação e das suas múltiplas disciplinas para
percebermos muitos dos fenómenos contemporâneos que afetam diretamente as nossas vidas. Fiquei muito contente com isso, porque
vem justamente ao encontro daquilo que penso e que tenho transmitido no blogue
(clicar aqui para ouvir o programa).
Para
os leitores que não consigam ouvir o programa no link, deixo o conteúdo escrito da crónica
de Pedro Rolo Duarte:
Num momento
em que, um pouco por todo o lado, se afirma uma crise profunda no mercado da comunicação
social, com o fecho de jornais e revistas, despedimentos, cortes a todos os
níveis, faz sentido destacar um blogue que se dedica justamente à comunicação
social, mas fá-lo de uma forma integrada, global, apanhando os universos do
marketing e da publicidade, e olhando o mercado português com alguma relevante
distância.
COMUNICAÇÃO
INTEGRADA, assim se chama, pretende ser uma plataforma agregadora de ligações
digitais a conteúdos do universo da comunicação. Nasceu há ano e meio e o seu autor,
Luís Paulo Rodrigues, é consultor e gestor de comunicação no Nordeste do Brasil
e é formado em Ciências da Comunicação. Diz ele: “Faço a comunicação de marcas portuguesas no Brasil e de marcas
brasileiras em Portugal, nos meios tradicionais e digitais.”
O blogue tem,
aliás, a morada do seu nome: luispaulorodrigues.blogspot.com.br. E o que lá
podemos encontrar, além de inúmeros links de interesse para quem gosta desta área,
é um olhar empenhado, porém, desapaixonado, sobre o que vivemos no mundo da
comunicação. Um bom exemplo, este ‘post’ sobre a recente greve na agência Lusa.
“É paradoxal”, diz ele, “mas, sem a Lusa, os jornais ‘online’ estão
melhores. É certo que, por estes dias, as páginas dos vários jornais ‘online’
têm menos notícias do País e do mundo lusófono, mas todos eles têm assuntos
diferentes e devidamente assinados pelos seus jornalistas. Cada jornal ganha,
portanto, a sua identidade. Presumo que o mesmo aconteça nas edições impressas
(…). Isto não significa que a greve da Lusa seja positiva para os jornais, ou
que a Lusa não seja necessária. Pelo contrário. (…) As notícias da agência é
que não deveriam ser utilizadas sem a mínima intervenção do jornalista-editor
de cada edição digital, ao ponto de as notícias dos jornais ‘online’ serem
todas iguais.”
Lá está, um olhar
empenhado, mas crítico e bem observado. Como quando fala em geral sobre o que
se passa neste mundo. “Com a
concentração da propriedade da imprensa em mãos desconhecidas de outro País (…),
é a saúde da democracia portuguesa que está em causa. (…) É evidente que o
dinheiro não tem pátria, nem tem cor. (…) Mas no caso da propriedade dos meios
de comunicação social, penso que a origem do capital é uma questão muito
importante. Porque os meios de comunicação de massa têm a capacidade de
influenciar e manipular a sociedade. (…) Os meios de comunicação social
produzem jornalismo e têm obrigações de serviço público. Serviço público não é
tornar público um interesse privado. É servir todo o público de um determinado
território.”
Bom, se
juntarmos a estas análises inteligentes informação relevante sobre o mercado, tanto
em Portugal como no Brasil, com muita atualidade e boas fontes, este blogue da COMUNICAÇÃO
INTEGRADA é, sem dúvida, um excelente meio de informação e Luís Paulo Rodrigues
um dedicado ‘blogger’. Hoje, mais do que nunca, merece o destaque aqui da ‘Janela’.
Pedro
Rolo Duarte, “Janela Indiscreta”, RDP Antena 1, 02-11-2012 (ouvir aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário