domingo, 4 de novembro de 2012

“Comunicação Integrada” em destaque na RDP Antena 1


O blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA esteve em destaque no programa "Janela Indiscreta", do jornalista Pedro Rolo Duarte (na foto), na RDP Antena 1, a principal rádio pública portuguesa. Na “Janela Indiscreta”, programa que é transmitido de segunda a sexta-feira, às 18h20, Pedro Rolo Duarte faz uma crónica sobre a blogosfera e o que nela se escreve com interesse e atualidade. Como explica a sinopse do programa, a “Janela Indiscreta” traduz “o olhar de Pedro Rolo Duarte pelo universo dos blogues”.
Na sexta-feira, 2 de Novembro de 2012, Pedro Rolo Duarte dedicou os três minutos do seu programa ao blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA, o que constituiu uma grande surpresa para mim, agora que estou no Brasil, olhando com mais detalhe para a realidade brasileira, nas múltiplas matérias que tenham a ver com a comunicação, mas sem deixar de olhar para a realidade portuguesa.
Ser referenciado de modo tão rico e elogioso pelo grande jornalista Pedro Rolo Duarte é motivo de orgulho, mas sobretudo um forte incentivo para continuar a trabalhar na comunicação, almejando sempre a competência, o rigor e o profissionalismo, analisando e estudando o fenómeno comunicacional em todas as suas vertentes, para desempenhar cada vez melhor o meu trabalho como consultor e gestor de comunicação – através do qual ajudo empresas e instituições brasileiras e portuguesas a comunicar melhor.
Do programa resulta também a percepção clara de Pedro Rolo Duarte quanto à importância da visão integrada da comunicação e das suas múltiplas disciplinas para percebermos muitos dos fenómenos contemporâneos que afetam diretamente as nossas vidas. Fiquei muito contente com isso, porque vem justamente ao encontro daquilo que penso e que tenho transmitido no blogue (clicar aqui para ouvir o programa).
Para os leitores que não consigam ouvir o programa no link, deixo o conteúdo escrito da crónica de Pedro Rolo Duarte:

Num momento em que, um pouco por todo o lado, se afirma uma crise profunda no mercado da comunicação social, com o fecho de jornais e revistas, despedimentos, cortes a todos os níveis, faz sentido destacar um blogue que se dedica justamente à comunicação social, mas fá-lo de uma forma integrada, global, apanhando os universos do marketing e da publicidade, e olhando o mercado português com alguma relevante distância.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA, assim se chama, pretende ser uma plataforma agregadora de ligações digitais a conteúdos do universo da comunicação. Nasceu há ano e meio e o seu autor, Luís Paulo Rodrigues, é consultor e gestor de comunicação no Nordeste do Brasil e é formado em Ciências da Comunicação. Diz ele: “Faço a comunicação de marcas portuguesas no Brasil e de marcas brasileiras em Portugal, nos meios tradicionais e digitais.”
O blogue tem, aliás, a morada do seu nome: luispaulorodrigues.blogspot.com.br. E o que lá podemos encontrar, além de inúmeros links de interesse para quem gosta desta área, é um olhar empenhado, porém, desapaixonado, sobre o que vivemos no mundo da comunicação. Um bom exemplo, este ‘post’ sobre a recente greve na agência Lusa. “É paradoxal”, diz ele, “mas, sem a Lusa, os jornais ‘online’ estão melhores. É certo que, por estes dias, as páginas dos vários jornais ‘online’ têm menos notícias do País e do mundo lusófono, mas todos eles têm assuntos diferentes e devidamente assinados pelos seus jornalistas. Cada jornal ganha, portanto, a sua identidade. Presumo que o mesmo aconteça nas edições impressas (…). Isto não significa que a greve da Lusa seja positiva para os jornais, ou que a Lusa não seja necessária. Pelo contrário. (…) As notícias da agência é que não deveriam ser utilizadas sem a mínima intervenção do jornalista-editor de cada edição digital, ao ponto de as notícias dos jornais ‘online’ serem todas iguais.”
Lá está, um olhar empenhado, mas crítico e bem observado. Como quando fala em geral sobre o que se passa neste mundo. “Com a concentração da propriedade da imprensa em mãos desconhecidas de outro País (…), é a saúde da democracia portuguesa que está em causa. (…) É evidente que o dinheiro não tem pátria, nem tem cor. (…) Mas no caso da propriedade dos meios de comunicação social, penso que a origem do capital é uma questão muito importante. Porque os meios de comunicação de massa têm a capacidade de influenciar e manipular a sociedade. (…) Os meios de comunicação social produzem jornalismo e têm obrigações de serviço público. Serviço público não é tornar público um interesse privado. É servir todo o público de um determinado território.”
Bom, se juntarmos a estas análises inteligentes informação relevante sobre o mercado, tanto em Portugal como no Brasil, com muita atualidade e boas fontes, este blogue da COMUNICAÇÃO INTEGRADA é, sem dúvida, um excelente meio de informação e Luís Paulo Rodrigues um dedicado ‘blogger’. Hoje, mais do que nunca, merece o destaque aqui da ‘Janela’.

Pedro Rolo Duarte, “Janela Indiscreta”, RDP Antena 1, 02-11-2012 (ouvir aqui)

Nenhum comentário: