terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Homo Connectus. Um magnífico retrato do nosso tempo


Já conhecíamos outros estádios da evolução humana, designadamente o “Homo de Neanderthal” e o “Homo Sapiens”. Agora, na era das tecnologias de informação, em que estamos ligados em rede, o jornalista e cronista Roberto Pompeu de Toledo identificou o “Homo Connectus”, como aquele que vive em função do poder magnético dos iPhones, BlackBerries e similares. Na revista “Veja”, a crónica de Pompeu de Toledo mostra-nos um magnífico retrato do nosso tempo. Ler aqui na íntegra. Deixo três frases soltas para despertar o interesse:

“Silenciosos, os smartphones são socialmente mais aceitáveis. O telefoninho esperto vem provocando decisivas alterações na ordem das coisas. O ser humano é instigado a desenvolver novas habilidades…”

Em lugares de maior compostura, os celulares são evitados porque fazem barulho — disparam a tocar campainhas ou musiquinhas e só permitem comunicação via voz. Já os smartphones podem ser desativados na função telefone mas continuar, em respeitoso silêncio, na função telinha.”

“Há uma grande desvantagem, porém. O aparelhinho parte a pessoa ao meio. Metade dela está na festa, metade no smartphone. (…) Qual o remédio, para a divisão da pessoa em duas, metade ela mesma, metade seu smartphone?”

Um comentário:

Olavo Menezes True disse...

Muito boa dica!
Tem também o curso de redes sociais corporativas do Instituto Desenvolve T.I!
Da uma conferida!
http://www.lojadesenvolveti.com.br/produto/4858908/Curso-Redes-Sociais-Corporativas