A
comunicação é fundamental para fortalecer a imagem de uma marca ou organização.
O segredo não é mais a alma do negócio. Na sociedade mediática em que vivemos, os
meios de comunicação tradicionais e digitais têm um papel preponderante,
exercendo forte influência no comportamento das pessoas e também nos processos
de decisão de compra.
Num
mundo global e competitivo, a comunicação de um produto ou serviço é um
trabalho indispensável para definir a percepção pública junto dos
“stakeholders” e do público-alvo. A gestão dos “stakeholders” é fundamental no
processo de construção da vantagem competitiva da empresa. O relacionamento com
os vários públicos, a aposta na sustentabilidade e o investimento na
responsabilidade social são elementos que o mercado valoriza e que distinguem
uma marca.
A
comunicação é essencial para agregar valor a uma marca, mas tem de ser
trabalhada em permanência para que haja um bom relacionamento contínuo com
todos os públicos de interesse, com saliência para uma relação bidirecional com seus clientes. Para uma marca, a agregação de valor é
traduzida em percepções positivas que geram reputação e potenciam a captação de
clientes e a fidelização de outros, assim como a retransmissão de opiniões
positivas sobre a marca.
Investir
em comunicação de maneira coerente é um desafio e uma meta que impacta
decisivamente no fortalecimento institucional de empresas e organizações. Porque
quem não comunica não existe. Uma marca que apresenta produtos e serviços
inovadores precisa convencer as pessoas e as instituições a consumir esses
produtos e esses serviços, atuando de modo proativo na divulgação de suas idéias
e propostas no mercado.
Através
da comunicação também podemos ampliar o alcance da missão da marca e sua
articulação com os “stakeholders”. A comunicação ajuda na formação de
parcerias, na convocação de vontades, na mobilização de pessoas em torno da
marca e na valorização dos serviços prestados. Tudo isto significa mais valor
para a marca e mais vantagem competitiva no mercado.
Os
investimentos em comunicação também interferem na constituição de uma
identidade e uma imagem pública da empresa, marca ou instituição. Visibilidade,
credibilidade e legitimidade são requisitos para processos de influência,
mobilização de recursos e atração de profissionais competentes e comprometidos.
E para atração do público-alvo.
As
estratégias de comunicação interna e externa fortalecem os laços de coesão e
motivação interna, criando espaços e instrumentos de partilha e alinhamento das
propostas institucionais; além de favorecerem a interação entre organização e
sociedade, possibilitando que a primeira compreenda as demandas da segunda e dê
retorno a esta sobre suas ações e impactos. É importante que a comunidade
conheça os serviços prestados pela marca. Só assim a comunidade irá reconhecer
a importância social da empresa – que é um elemento que também se transforma em
vantagem competitiva.
Em
qualquer negócio, de pequena ou grande dimensão, comunicar é decisivo. A
comunicação é sempre um investimento. Com retorno garantido, a curto, a médio
e, sobretudo, a longo prazo. Não adianta ter um bom produto ou um bom serviço
se ele for totalmente desconhecido daqueles a quem se destina.
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