domingo, 2 de dezembro de 2012

Mourinho cala críticos do Real Madrid sem abrir a boca



"Entrarei no Bernabéu sozinho. Se quiserem assobiar-me, lá estarei.” Prometeu e cumpriu. Muito criticado durante a semana, o técnico do Real Madrid, o português José Mourinho, decidiu enfrentar a torcida do seu clube, anunciando previamente que iria subir sozinho no relvado do Estádio Santiago Barnabéu, para que pudessem assobiá-lo no seu local de trabalho. Aconteceu nesta sábado, antes do dérbi Real Madrid-Atlético de Madrid e resultou na imagem mais forte da noite: a maioria dos cerca de 3 mil adeptos do REal que estavam no estádio apoiou o treinador português. Uns tímidos assobios iniciais deram rapidamente lugar aos aplausos, e durante os 2 minutos que Mourinho permaneceu imóvel, à frente das centenas jornalistas, até teve direito a cânticos de apoio. Depois disso, o treinador virou costas e regressou aos balneários (ver vídeo aqui).
Considerado um dos melhores treinadores do mundo e da história do futebol, José Mourinho recorreu a uma ação de comunicação não verbal para demonstrar o seu poder e capacidade de liderança. E demonstrou que, muitas vezes, um líder não precisa de falar para revelar a sua liderança. No final, após a vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid, por 2-0, outro grande momento de comunicação, desta vez invisível: Mourinho não compareceu na sala de imprensa, tendo delegado no seu adjunto Aitor Karanka o atendimento dos jornalistas.
Nos dois momentos, Mourinho, mesmo sem abrir a boca, defendeu a sua equipa, defendeu as suas opções tácticas, calou os críticos e projetou a sua imagem de líder, de vencedor e de homem corajoso, que não se esconde atrás de ninguém. E a sua organização, o Real da Madrid, ganhou com isso.  
Embora mal classificado na atual Liga de Espanha, em terceiro lugar, a 11 pontos do Barcelona, que lidera a tabela, José Mourinho terminou o jogo com o Atlético de Madrid sob aplausos e com mais um feito para a história do Real Madrid, pois tornou-se no técnico do Real com mais triunfos consecutivos em dérbis frente ao rival Atlético (7) – tendo destronado José Ángel Berraondo, treinador do Real entre 1927 e 1929 que o tinha conseguido por seis ocasiões.

Nenhum comentário: