sexta-feira, 3 de junho de 2011

A audiência, segundo Todd Gitlin


“A ‘audiência’ é uma ficção respeitada: é a palavra de ordem das indústrias culturais. É o prémio, o farol, a meta incontestada. Numa sociedade quantificada, também ela é quantificada, e não apenas nas contas feitas pelas indústrias; manifesta-se todas as semanas nas listas dos livros mais vendidos, nas receitas de bilheteira, nos ‘ratings’ de televisão e outros, que surgem publicados nos jornais como um dado concreto, para demonstrar que a teologia cultural tem uma base científica. As medições de audiência, quando contabilizadas para fins comerciais, acrescentam uma mais-valia à mercadoria que as estações vendem à publicidade.”

Todd Gitlin, professor de Jornalismo, Cultura e Sociologia na Universidade de Nova York, no livro “Televisão: Das Audiências aos Públicos”, colectânea organizada por Daniel Dayan e José Carlos Abrantes

Um comentário:

bruno ricardo disse...

O facto é que apesar de Passos Coelho ter vencido as eleições, irá precisar da muleta de Paulo Portas para ter maioria na Assembleia da Republica e para revisões Constitucionais precisa ainda do aval do PS.
Contudo a tarefa da direita irá ser muito difícil senão “impossível” pois nas ruas o descontentamento irá aumentar e muito com estas medidas de austeridade, falta saber como é que a direita vai lidar com isso.
Uma vez que Paulo Portas defende muito as forças de segurança pública, talvez as chame para pôr ordem no povo à “bastonada” ou quem sabe talvez as forças de segurança já se encontrem lá, a fazer parte do descontentamento.
Bruno Leal