terça-feira, 3 de abril de 2012

Banco Volkswagen em Portugal. Bom para os consumidores


Numa altura em que o consumo está em queda, em que a venda de automóveis novos regista uma das maiores descidas de sempre, na ordem dos 50% por cento nos primeiros três meses deste ano, e em que muitas instituições financeiras equacionam deixar Portugal, os alemães do Banco Volkswagen decidem em sentido contrário e instalam-se no País (ver aqui a notícia do "Diário Económico").
A primeira vítima poderá ser o Banco Santander Consumer, que centraliza as operações de financiamento das marcas Volkswagen, Audi e Skoda. O Banco Volkswagen, que tem autorização do Banco de Portugal para começar a operar em Junho, também deverá centralizar a gestão dos dinheiros da marca, nomeadamente o pagamento de salários.
Com este acto estratégico de gestão, o grupo Volkswagen torna-se mais competitivo em Portugal, tornando-se mais presente na vida dos seus clientes e deixando de depender de terceiros para realizar os seus negócios. Pode, por isso, vender o crédito automóvel a um preço mais baixo, o que resultará em carros mais baratos. Por outro lado, isso terá efeitos na concorrência ao nível das instituições financeiras.
No fim, quem vai ganhar é o consumidor final. Deve ser esta a democratização da economia de que tem falado o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. Só é pena que essa democratização demore a chegar a outros serviços públicos. Como a electricidade, os combustíveis ou as portagens das auto-estradas, por exemplo.

Nenhum comentário: