domingo, 22 de abril de 2012

Caricaturas da democracia e do jornalismo


Não é possível! Para quem viveu largos decénios no coração da União Europeia, a situação é inacreditável. Porque esta particularidade portuguesa dos "comentadores residentes" (!) e de uns gurus caseiros que falam e escrevem sobre política (e tudo, tudo o mais) constitui uma anomalia total. E em nenhum, absolutamente nenhum país da Europa ocidental se encontram situações idênticas e tão caricatas.
Concretamente, a primeira anomalia vem do facto de que, em Portugal, são militantes de primeiro plano e antigos ou atuais responsáveis políticos que ocupam a grande maioria dos lugares de "comentadores" nos grandes “media” nacionais. Quando nos outros países europeus é a jornalistas "seniores" especializados, a profissionais ou a académicos de reconhecida competência que os “media” atribuem tal estatuto.
A segunda anomalia é absolutamente única: a de ver um personagem como Marcelo Rebelo de Sousa (homem de uma incontestável simpatia e inteligência, e de uma boa cultura, mas totalmente desconhecido para além das fronteiras nacionais) dispor de duas páginas no Expresso dos primeiros anos e atualmente no Sol, e de uma emissão semanal na TVI ou mesmo na pública RTP. Com a agravante de que fala não só de política (onde teve, tem e parece querer ter papel importante) mas de absolutamente tudo e de nada, e quantas vezes de matérias em que não tem competência alguma...
Esta anomalia tem ainda uma consequência totalmente aberrante. Quando Marcelo Rebelo de Sousa (provincianamente designado por "Marcelo"), José Pacheco Pereira ("Pacheco") e outros mais "residentes" mandam "uma boca" (como agora se diz) mais ou menos radical, feroz e, de preferência, contra o partido, governo e presidente deles, toda uma série de outros “media” retomam tais "bocas" em título. Sejam embora tais "bocas" de nulo interesse para a compreensão da sociedade e da política nacional. Até porque, muitas vezes, mais não fazem que traduzir guerrinhas no microcosmos alfacinha: tristes caricaturas da democracia e do jornalismo!

Obs. - Título e imagem da responsabilidade deste blogue

Nenhum comentário: