segunda-feira, 2 de abril de 2012

Da coxa de Cristina Ferreira ao futebol para morcegos


As noites de domingo na TVI são um retrato fiel da sociedade mediática em que vivemos. Neste domingo, 1 de Abril, por exemplo, a TVI mostrou-nos a “final” da série "A Tua Cara Não me é Estranha" – em que pretensos famosos vão ao palco imitar outros famosos da arena musical, com o suposto objectivo de divertir a populaça. As exibições são avaliadas por um júri, igualmente formado por ex-famosos ou ex-futuros famosos, que também se divertem e procuram divertir quem está a assistir.
O programa é conduzido pelo apresentador e “entertainer” Manuel Luís Goucha, que faz dupla com Cristina Ferreira, uma moça com uma voz esganiçada, sempre disponível para nos mostrar a coxa pela abertura do seu vestido longo. Até o membro do júri António Sala, que o povo conhece dos tempos em que despertava o País nas manhãs da Rádio Renascença, a emissora católica portuguesa, não cede à tentação brejeira de dizer que a falta de pano pela coxa acima é a melhor parte do vestido de Cristina Ferreira. O programa é isto. Nada, a não ser o risível e o patético. O povo, à volta do palco, só aplaude, cada vez que o programador, escondido atrás da câmara, diz que é para aplaudir.
É este o circo que podemos ver em sinal aberto. Um circo assustadoramente vazio – como descreveria Gilles Lipovetsky –, que costuma acabar perto da uma hora da madrugada de segunda-feira, dia de trabalho para quem tem. Só aí é que começa o programa com imagens e informações sobre os jogos da Liga Portuguesa de futebol, a que a TVI, teoricamente, está obrigada em função de ter o exclusivo da transmissão em directo de um jogo por semana. O problema é que, depois da uma hora da madrugada, e por entre quilómetros de publicidade enlatada, esse futebol é para morcegos. Ou para os amigos dos morcegos.

2 comentários:

Vitto Vendetta disse...

É vergonhoso a forma como a TVI trata o programa desportivo. Já não basta levar com o Sousa Martins, ainda temos que ir pela madrugada adentro para o ver.

Pedro Moura disse...

Esta situação faz com que fique extremamente preocupado com a passagem dos jogos da Liga dos Campeões da RTP para a TVI. Para além de, como referido no comentário anterior, termos de levar com um qualquer Sousa Martins, provavelmente também será um programa de futebol para morcegos...