Na sociedade da comunicação em que vivemos todas as pessoas são permanentemente atingidas por inúmeras mensagens, vindas de todo o lado e durante todo o dia. Pessoas, empresas e organizações enfrentam uma concorrência cada vez maior e têm de ser cada vez mais competitivas para ter sucesso. Por força da democratização da Internet, os cidadãos estão cada vez mais informados e são cada vez mais exigentes, pelo que produzem informação e opinião, e querem participar juntamente com as marcas no processo de criação de um produto. Este quadro, que é absolutamente novo, constui um desafio enorme para comunicadores, criativos e publicitários. Porque no meio de tantas mensagens que circulam em rede, acessíveis a milhões e milhões de pessoas que estão na Internet, é preciso cada vez mais imaginação e originalidade na produção de campanhas publicitárias.
Vem isto a propósito de uma excelente campanha de lançamento na Bélgica do canal televisivo TNT, em vídeo (ou não estivéssemos a falar de um canal de televisão de filmes e séries), e que envolve muito drama (em que o canal é especializado) junto da população de uma pequena cidade belga e que resultou de uma gravação enriquecida com a participação genuína das pessoas que estavam na rua, que só ficaram a saber do que se tratava quando as cenas dramáticas terminaram.
No centro de uma pequena praça, foi colocado um botão, onde se lia: "Aperte, para acontecer drama". E graças à curiosidade de um ciclista, que não resistiu à tentação de carregar no botão laranja, uma intrigante cena bem dramática capta a curiosidade dos populares. Viveram-se, então, momentos de acção e suspense ao vivo, como se todos estivessem envolvidos num filme daqueles que costumam passar no canal televisivo TNT (ver aqui). A cena, com tiros, sangue, luta e carros em alta velocidade, foi filmada, obviamente, e converteu-se num vídeo de grande intensidade viral na Internet. Desde quarta-feira, 11 de Abril, o vídeo já foi visto por perto de 11 milhões de pessoas, mais do que a população da Bélgica. Ou seja, a publicidade ao canal, que custou pouco dinheiro, ultrapassou as fronteiras da pequena praça belga, ganhando com isso o próprio TNT, que está presente noutros países. São as novas tendências do marketing e da publicidade. Fazer cada vez melhor e com mais eficácia por menos dinheiro, graças ao poder de difusão da Internet. É por isso que os jornais tradicionais têm cada vez menos receitas da venda de publicidade impressa…
Nenhum comentário:
Postar um comentário