sexta-feira, 13 de abril de 2012

Canal TNT lança pânico na Bélgica. Mas era só publicidade


Na sociedade da comunicação em que vivemos todas as pessoas são permanentemente atingidas por inúmeras mensagens, vindas de todo o lado e durante todo o dia. Pessoas, empresas e organizações enfrentam uma concorrência cada vez maior e têm de ser cada vez mais competitivas para ter sucesso. Por força da democratização da Internet, os cidadãos estão cada vez mais informados e são cada vez mais exigentes, pelo que produzem informação e opinião, e querem participar juntamente com as marcas no processo de criação de um produto. Este quadro, que é absolutamente novo, constui um desafio enorme para comunicadores, criativos e publicitários. Porque no meio de tantas mensagens que circulam em rede, acessíveis a milhões e milhões de pessoas que estão na Internet, é preciso cada vez mais imaginação e originalidade na produção de campanhas publicitárias.
Vem isto a propósito de uma excelente campanha de lançamento na Bélgica do canal televisivo TNT, em vídeo (ou não estivéssemos a falar de um canal de televisão de filmes e séries), e que envolve muito drama (em que o canal é especializado) junto da população de uma pequena cidade belga e que resultou de uma gravação enriquecida com a participação genuína das pessoas que estavam na rua, que só ficaram a saber do que se tratava quando as cenas dramáticas terminaram.
No centro de uma pequena praça, foi colocado um botão, onde se lia: "Aperte, para acontecer drama". E graças à curiosidade de um ciclista, que não resistiu à tentação de carregar no botão laranja, uma intrigante cena bem dramática capta a curiosidade dos populares. Viveram-se, então, momentos de acção e suspense ao vivo, como se todos estivessem envolvidos num filme daqueles que costumam passar no canal televisivo TNT (ver aqui). A cena, com tiros, sangue, luta e carros em alta velocidade, foi filmada, obviamente, e converteu-se num vídeo de grande intensidade viral na Internet. Desde quarta-feira, 11 de Abril, o vídeo já foi visto por perto de 11 milhões de pessoas, mais do que a população da Bélgica. Ou seja, a publicidade ao canal, que custou pouco dinheiro, ultrapassou as fronteiras da pequena praça belga, ganhando com isso o próprio TNT, que está presente noutros países. São as novas tendências do marketing e da publicidade. Fazer cada vez melhor e com mais eficácia por menos dinheiro, graças ao poder de difusão da Internet. É por isso que os jornais tradicionais têm cada vez menos receitas da venda de publicidade impressa…

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