quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ponte de Lima convida, Santo Tirso convida, todos convidam...


O Município de Ponte de Lima acaba de anunciar um ambicioso programa de eventos que vai decorrer entre os meses de Maio e Setembro. A iniciativa, que almeja conquistar público nacional e estrangeiro, designa-se “Ponte de Lima ConVida”, que, supostamente, será uma nova marca turística da vila minhota (ver aqui).
Não estamos propriamente perante uma designação imaginativa. Há muitos anos que Santo Tirso, a terra dos famosos doces jesuítas, por iniciativa do antigo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, também adopta a assinatura “Santo Tirso ConVida” para as suas iniciativas turísticas. A ideia é utilizar o duplo sentido do vocábulo “convida”, procurando transmitir, por um lado, a ideia de uma cidade acolhedora, e, por outro lado, de uma cidade com vida própria e com motivos capazes de atrair turistas.
Ponte de Lima tem motivos endógenos suficientes para se tornar numa boa marca turística. E poderia ter aproveitado esta ocasião para chamar a atenção dos turistas para um factor diferenciador que constitui uma força própria nestes tempos em que todos os centros urbanos querem ser cidades, mesmo quando não têm condições. É que Ponte de Lima regista a particularidade notável de ser a vila mais antiga de Portugal. A exploração desse filão poderia gerar uma marca distintiva poderosa para embrulhar de uma forma apelativa o conjunto de eventos que se anunciam. Porque o sucesso de uma marca, mesmo quando se trata de maraketing público, começa na diferença que pode oferecer ao mercado. A não ser que, como muitas vezes acontece, o produto se torne mais forte do que a marca…

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas acha que uma campanha poderia ser assente numa mentira como a "vila mais antiga de Portugal"?